Zezé Di Camargo é vítima de crime usando IA e recorre à Justiça
Foto: Reprodução Netflix

Zezé Di Camargo é vítima de crime usando IA e recorre à Justiça

O cantor sertanejo teve sua imagem utilizada para criar anúncios para aplicar golpes financeiros em usuários das redes sociais

Zezé Di Camargo se tornou a mais nova vítima de criminosos virtuais, que estão usando sua imagem, através de Inteligência Artificial, em anúncios nas redes sociais para aplicar golpes financeiros em internautas. E o cantor precisou recorrer à Justiça para resolver a questão.

Segundo o colunista Peterson Renato, do Hora Top TV, o sertanejo ajuizou uma ação, na última quarta-feira (18/9), pedindo a exclusão das propagandas e perfis que estão fazendo uso de sua voz e nome. Além disso, ele está pedindo uma indenização por danos morais, no valor de R$ 25 mil.

De acordo com os autos, revelados pela coluna, a defesa do artista explicou que alguns perfis do Instagram, no propósito de se valerem da sua credibilidade perante seus milhares de fãs e seguidores, estariam utilizando criminosamente da sua imagem para criar anúncios ilícitos, com inteligência artificial [deepfake], na tentativa de aplicar golpes financeiros.

O advogados de Zezé Di Camargo apontaram que, no dia 8 de agosto, uma conta na rede social publicou um vídeo falsificado, como se fosse o cantor falando: “Ô minha gente, tudo bom. Até parei meu almoço aqui para falar do presente que o Leonardo liberou para vocês. O kit cabaré e o kit churrasco de graça meu povo”, começou.

E continuou: “E para liberar é bem fácil, é só clicar no link, responder um quiz do Dia dos Pais e vocês já vão estar ganhando esse presente maravilhoso. E só vão pagar o frete, que é bem baratinho. Essa é a chance que você tem de dar aquele presentão pro seu pai. Então, não perde tempo e já clica no link abaixo. Clica em saiba mais”, convocou.

Os representantes legais do sertanejo relataram, ainda, que o golpe se repetiu no dia 9 deste mês. Na publicação da vez, a montagem de Zezé também divulgava outra promoção:

“Galera, hoje é um dia muito especial pra mim. Fui convidado pelo Mercado Livre para contar uma novidade pra vocês. Já imaginou conseguir descontos de até 95% na roleta premiada do Mercado Livre? Tem iphones, tem poco X5, tem caixas de som JBL e muito mais”, garatiu a publicidade.

Zezé Di Camargo está pedindo na ação uma tutela de urgência para que dois perfis anônimos mantidos no Instagram sejam suspensos pelo Facebook. O cantor ainda solicitou que os anúncios “criminosos” sejam excluídos.

Até o fechamento desta nota, a empresa ainda não havia sido citada para atender ao pedido do autor.

Com Informações: Metrópoles

Fechar Menu
Fechar Menu