Tarcísio veta projeto de aulas de educação climática nas escolas
Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

Tarcísio veta projeto de aulas de educação climática nas escolas

Governador vetou projeto de lei aprovado pela Alesp, de autoria de deputado da oposição, que traria conteúdo ligado a aquecimento global

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no mês passado que instituía o ensino de educação climática para estudantes da rede pública estadual. O veto foi publicado nesta terça-feira (8/10) no Diário Oficial do Estado.

O projeto era de autoria do deputado de oposição Guilherme Cortez (PSol) e foi vetado em um pacote de dez projetos de deputados opositores publicados por Tarcísio nesta terça.

O texto previa que o conteúdo deveria ser complementar às disciplinas da grade curricular do Estado e possibilitar “a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades e competências quanto às ações de prevenção, mitigação, adaptação e resiliência relacionadas às mudanças climáticas”.

O conteúdo deveria incluir temas como aquecimento global, mudanças no clima global, biodiversidade, poluição e impactos no clima, justiça climática e racismo ambiental.

Nesta terça-feira, São Paulo passa por um novo alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à baixa umidade do ar. A seca traz riscos de incêndios florestais e complicações à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, nariz e boca.

Razões para o veto

Ao vetar o projeto, Tarcísio afirmou que há dois programas na Secretaria Estadual da Educação que abordam a questão das mudanças climáticas.

“O primeiro deles, o Programa Escola Mais Segura, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e a Defesa Civil, trata, entre outros assuntos, de riscos e mudanças climáticas, desastres hidrometeorológicos e adaptação baseada em ecossistemas”, diz o veto assinado por Tarcísio.

O segundo é um programa chamado Alfabetização Ambiental, feito em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, “que tem, entre seus objetivos, a promoção e o desenvolvimento de temáticas socioambientais no ensino público, alinhadas ao Currículo Paulista, e a transformação das escolas em locais de aprendizagem socioambiental”.

Com Informações: Metrópoles

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