Serão reservadas oportunidades para os cursos de artesanato (80), balé (80), desenho (60), teatro (80) e violão (48); inscrições acontecerão entre 10 e 13 de fevereiro
No evento que marcou a primeira entrega da gestão Pedro Ishi, a Prefeitura de Suzano oficializou, na tarde desta quinta-feira (30/01), a abertura da Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva, localizada na rua Manoel Ramos, 14, no bairro Parque Palmeiras. O evento abriu caminho para um novo ciclo de atividades culturais na região sul da cidade, que terá à sua disposição 348 vagas nas cinco oficinas que serão ofertadas neste ano.
A população poderá realizar as inscrições entre 10 e 13 de fevereiro, das 8h30 às 16h30, de forma presencial no próprio equipamento. Serão reservadas oportunidades para os cursos de artesanato (80), balé (80), desenho (60), teatro (80) e violão (48).
Participaram da cerimônia o prefeito Pedro Ishi, a primeira-dama, Débora Raffoul, além de secretários municipais e vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Artur Takayama, e o ex-vereador Antonio Rafael Morgado, o Toninho Morgado, que está atuando como articulador cultural e será responsável pelo espaço. Integrantes da Cultura também marcaram presença sob a condução do titular da pasta, José Luiz Spitti, que, ao lado do prefeito, indicou ser este apenas o primeiro de uma série de novos polos culturais a serem entregues, não só em Palmeiras, que deverá ganhar dois outros equipamentos, como também no restante do município. A apresentação inaugural do local foi feita pela musicista Lilian Fagundes, a Lili.
A abertura da Casa de Cultura já representa um aumento substancial de vagas em relação ao que foi ofertado no início do ano passado, ainda no antigo Centro Cultural Professor Luiz Antonio da Silva, no bairro Chácara Nossa Senhora Aparecida. Nesse antigo ponto, foram oferecidas 213 vagas no início de 2024, que representa um número 63% menor do que o quantitativo de oportunidades que será disponibilizado em 2025. O novo polo está situado numa localidade onde se verifica uma intensa atividade comercial, próximo às residências da maioria dos alunos matriculados.
A mudança de endereço foi acompanhada de uma transformação expressiva na estrutura de atendimento aos munícipes que buscam os cursos. A composição interna do mais novo polo cultural da cidade conta com recepção, sala multiuso e cozinha. Ainda há um gramado na frente e nos fundos do imóvel, que foi pensado para realização de apresentações de pequeno porte e socialização entre os alunos.
A aula de desenho ocorrerá no interior da casa e o artesanato será oferecido em outro local exclusivo com acesso à parte externa, onde serão ofertadas as aulas de violão, teatro e balé. Para esta última atividade, especificamente, já foram instalados o linóleo (piso antiderrapante e flexível), o espelho e a barra. Na parte interna, os munícipes ainda contarão com uma biblioteca com cerca de 2,5 mil obras.
No segundo semestre do ano passado, a Prefeitura de Suzano realizou as intervenções que foram necessárias para adequar o imóvel às condições exigidas para as aulas. Nesse intervalo, foram promovidos serviços na cobertura para evitar problemas nos dias de chuva, e substituição de portas e janelas. Dentro e fora do imóvel há mesas e cadeiras para conforto dos frequentadores. A área ainda recebeu a marca da “Arte Pública”, com o projeto “Florescer”, na fachada. O investimento total nas obras foi de cerca de R$ 40 mil, oriundos de recursos do Instituto de Formação e Ação em Políticas Nacionais e Cidadania (Infap), responsável pelas oficinas culturais no município.
Com Informações: O Diário