Contratos de concessão firmados a partir de 2023 isentam motos de pagamento das tarifas. Isenção vale para todo o período dos contratos
Motociclistas não vão precisar pagar pedágios nas rodovias recém-concedidas para a iniciativa privada no estado de São Paulo, segundo os contratos de concessão feitos pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A medida valerá tanto para as pistas locais quanto para as pistas expressas.
A isenção vale para todos os contratos firmados a partir de 2023. Os novos pórticos, previstos nesses contratos, deverão operar com o sistema free flow, que possui restrições técnicas para a cobrança de motos.
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (3/4), o diretor da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), André Isper, disse que o governo estuda ampliar a isenção para rodovias de contratos anteriores a 2023.
“Esses contratos do meio [antes de 2023] tem cobrança de moto. A gente está fazendo um estudo para eventualmente conceder a isenção. Não é uma decisão da prórpia Artesp, é uma decisão do governo, nossa função é de subsidiar essa decisão, casos ela queira ser tomada”, disse André Isper, diretor da Artesp.
No free flow, a cobrança é feita de forma automática, sem que o motorista precise parar para realizar o pagamento. Além dos motociclistas, alguns contratos também isentam de cobrança os veículos que circularem pelas vias marginais das estradas.
A gestão Tarcísio está firmando contratos de concessão à iniciativa privada de sete lotes de rodovias espalhadas pelo estado. São elas:
- Rota Sorocabana
- Nova Raposo
- Circuito das Água
- Rota Mogiana
- Lote Paranapanema
- Novo Litoral
Conforme informado pelo Metrópoles, os novos contratos têm gerado uma onda de movimentos contra pedágios no interior do estado. Nesta semana, políticos da região oeste do estado — contemplada pelos Lotes Nova Raposo e Rota Sorocaba — reuniram-se com o governador para discutir a cobrança das taxas.
Com Informações: Metrópoles