MEC divulga lista de orientação às escolas para lidar com tempo seco
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MEC divulga lista de orientação às escolas para lidar com tempo seco

Medidas incluem evitar atividades ao ar livre, aumentar o consumo de água e manter as janelas das salas fechadas

Em meio a onda de queimadas e a queda significativa na qualidade do ar, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (18), orientações às escolas para lidar com o tempo seco. As sugestões do ministério incluem a suspensão das atividades ao ar livre e o incentivo ao consumo de água.

No documento, divulgado pelo MEC, a pasta informou que as propostas têm caráter preventivo para ‘proteger a saúde da comunidade escolar?durante esses períodos críticos’. Além disso, o MEC criou um canal direto com as redes de ensino para enviarem dúvidas e eventuais demandas. (apoiomec@mec.gov.br.).

Conforme a pasta, a intensificação das queimadas tem gerado níveis alarmantes de poluentes atmosféricos, o que pode acarretar riscos consideráveis para a saúde, especialmente para crianças e adolescentes em idade escolar, que são parte do grupo de risco.

O documento também alerta para atenção especial que crianças menores de 5 anos, gestantes, idosos e pessoas com problemas respiratórios, cardíacos ou imunológicos devem ter nesse período.

Confira as orientações divulgadas pelo MEC

  1. ?Evitar atividades ao ar livre: em dias de alta poluição, mantenha atividades como educação física e recreios em ambientes fechados e bem ventilados. Reduza ao máximo as atividades ao ar livre para minimizar os riscos.
  2. ?Realizar atividades em espaços internos: promova atividades internas, como jogos educativos, leitura, debates sobre o meio ambiente e a saúde, além de atividades artísticas. Essas alternativas ajudam a manter o engajamento dos alunos sem expô-los a condições adversas.
  3. ??Incentivar a hidratação: reforce a necessidade de beber bastante água e líquidos. Peça que os alunos sempre tragam garrafas de água e façam pausas regulares para hidratação, já que a água ajuda a eliminar toxinas do corpo e a manter as vias respiratórias protegidas.
  4. ?Fechar as janelas e as portas?durante os períodos críticos de poluição externa: mantenha a ventilação e a umidade do ar internas controladas, com uso de ventiladores e umidificadores sempre que possível.
  5. ?Orientar e monitorar sintomas de saúde: saiba como identificar sintomas de exposição à poluição. Em caso de náuseas, vômitos, febre, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas na cabeça, no peito ou no abdômen, busque atendimento médico.

Com Informações: Rádio Itatiaia

Fechar Menu