Desenvolvimento Econômico divulga novas datas para cadastramento de artesãos em Suzano
Foto: Divulgação Secop

Desenvolvimento Econômico divulga novas datas para cadastramento de artesãos em Suzano

Os interessados ??devem realizar a inscrição entre os dias 19 e 23 de agosto no Centrus ou por meio do telefone disponibilizado pela pasta; prova de confecção está prevista para setembro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, por meio da Comissão de Promoção de Artesanato, divulgou as novas datas para as inscrições do agendamento da prova para recebimento da Carteira Municipal do Artesão, documento que possibilita a participação em feiras e cursos, além de representar a cidade em eventos de outros municípios. A divulgação foi feita por meio do chamamento público nº 002/2024, na última terça-feira (02/07), e a expectativa é de que mais de cem artesanatos realizem a prova.

Os cuidados em obter a carteirinha devem realizar o agendamento da prova de confecção entre os dias 19 e 23 de agosto, das 9 às 16 horas, comparando no pavimento térreo do Centro Unificado de Serviços (Centrus) da avenida Paulo Portela, 210, na região central, ou entrando em contato pelo meio do telefone (11) 4742-9579.

De acordo com a pasta, as provas ocorrerão entre 2 e 13 de setembro, das 9 às 16 horas. Durante a avaliação, o candidato terá de confeccionar peças utilizando técnicas e produtos que estejam de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Paulista. É importante destacar que a comissão irá desclassificar automaticamente os artesanatos que não comprovam residência em Suzano, não demonstram domínio de técnica e utilizarem produtos ou técnicas que não sejam contempladas.

Vale ressaltar que para realizar a prova, eles deverão preencher um formulário específico, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Cada artesão poderá ser habilitado em até três técnicas distintas.

Os que forem aprovados e atenderem às especificações desta chamada receberão a Carteira Municipal do Artesão, com o prazo de validade de dois anos a partir da data de cadastro, e poderão participar de seletivas para feiras, cursos e outras ações da política de promoção do artesanato.

Para a coordenadora de Artesanato da Pasta, Vanessa Cury, essa iniciativa é fundamental para valorizar e formalizar o trabalho desses profissionais na cidade. “A Carteira Municipal do Artesão não é só legítima o ofício desses profissionais, como também abre portas para diversas oportunidades de capacitação e mercado. Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer o setor de artesanato, promovendo uma economia criativa e sustentável em Suzano. Esperamos que todos os sustentem aproveitem essa oportunidade de regularizar sua atividade e expandir seus horizontes”, destaca Vanessa.

Já para o secretário André Loducca, essa medida é um passo importante na estratégia de desenvolvimento econômico da cidade. Segundo a Loducca, ao formalizar os artesanatos e fornecer a eles uma plataforma para mostrar e comercializar seus produtos, está incentivando a cultura local e promovendo o empreendedorismo.

Com Informações: Secop

Fechar Menu