Proibição vale para uniformes, estádios e transmissões de mídia
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, terá mudanças importantes em sua edição de 2025.
De acordo com uma nota técnica do Ministério da Fazenda, estão proibidas as apostas em jogos do torneio e qualquer tipo de publicidade de plataformas de apostas, incluindo uniformes dos times, estádios, placas publicitárias e transmissões de rádio e TV.
A medida foi justificada pela presença de muitos jogadores menores de 18 anos no torneio, caracterizando-o como uma competição de base. A proibição está alinhada com a Lei 14.790/2023, que veta apostas envolvendo eventos de categorias de base.
A regulamentação das apostas esportivas no Brasil entra em vigor em 1º de janeiro de 2025, um dia antes do início da Copinha.
A decisão foi tomada após reunião entre a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), realizada em 18 de dezembro de 2023.
Clubes e patrocinadores já estão adaptando seus contratos à nova regra. O Corinthians, atual campeão, que tem a Esportes da Sorte como patrocinador master do time profissional, contará com outro patrocínio na Copinha. Em 2023, a FPF havia firmado contrato com a Esportes da Sorte para apresentação da competição.
A Copinha 2025 será transmitida pela TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), além de YouTube, CazéTV e o canal Paulistão, sem propagandas de apostas.
Com Informações: NSC Total