Com detalhes em braille, uniformes para os Jogos Paralímpicos de Paris são lançados
Foto: Reprodução Jornal Nacional

Com detalhes em braille, uniformes para os Jogos Paralímpicos de Paris são lançados

Peças contam com detalhes de acessibilidade e serão comercializadas pela primeira vez

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu, na segunda-feira (13) o evento de lançamento dos primeiros uniformes para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Entre elas, mochilas com alça nos puxadores e calças com zíperes na lateral da parte inferior próximo ao tornozelo para facilitar atletas com prótese. Todas as peças contam ainda com etiquetas internas em braille, destacando as cores correspondentes, auxiliando na seleção das roupas. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a ASICS desenvolveram a coleção em colaboração com os atletas desde a fase inicial de design até os testes. Pela primeira vez, as peças serão comercializadas.

Todas as peças contam com detalhes de acessibilidade. A coleção inclui jaqueta de pódio, moletom, camisetas, camisa polo, regata, bermuda, calça, legging, tênis, mochila, meia, manguito e boné.

— Nossa ideia foi trazer uma série de atributos pensados na acessibilidade, que primeiro tem uma funcionalidade importante para quem for utilizar a peça e que a gente possa de fato facilitar a vida da pessoa com deficiência que vem aqui vestir esses uniformes. E também em uma perspectiva estética, fazendo parte do estilo da peça e da coleção ter esses elementos — explicou o idealizador do projeto, Felipe Pontual.

O evento contou com a presença de 11 atletas paralímpicos no desfile de lançamento, entre os quais alguns medalhistas de ouro nos Jogos de Tóquio 2020, como a halterofilista Mariana D’Andrea e o lutador de taekwondo Nathan Torquato. Além deles, também estiveram na passarela Vinícius Rodrigues (atletismo), Leonardo Mello (atletismo), Marco Aurélio (atletismo), Danielle Longhini (goalball), Lucas Mozela (natação), Cátia Oliveira (tênis de mesa), Edwarda Oliveira Dias (vôlei sentado), Bruna Nascimento (vôlei sentado) e Thales Martins (atletismo).

Até agosto deste ano, o CPB ainda promoverá mais um evento para a divulgação de outras peças que serão utilizadas pelos atletas no megaevento na capital francesa. Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontecerá entre os dias 28 de agosto a 8 de setembro e terá 22 modalidades.

Com Informações: GE

Fechar Menu