Medida entrou em vigor na sexta-feira (24); segundo a Autopass, objetivo é melhorar a eficiência, segurança e inovação no transporte
Desde a última sexta-feira (24), o aplicativo TOP e Google Wallet deixaram de aceitar pagamentos na modalidade crédito para a compra de bilhetes QR Code (metrô e trens) e recarga do Cartão TOP. Com isso, os passageiros precisam optar por outras formas de pagamento, como débito, PIX ou EMV (aproximação com cartões de débito e crédito), que seguem disponíveis.
A Autopass, responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, informou que a medida segue as diretrizes da Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação (ABASP). O objetivo, segundo a empresa, é atender às necessidades do setor e garantir eficiência, segurança e inovação no sistema de transporte.
Para quem utiliza o Cartão TOP, ainda é possível realizar recargas ou adquirir bilhetes QR Code em máquinas de autoatendimento, com pagamento em dinheiro ou débito.
A empresa afirmou também que começou a “comunicar os passageiros sobre a alteração no início de janeiro, por meio de mensagens, site oficial e redes sociais”. Apesar disso, usuários criticaram a falta de ampla divulgação da data em que a nova regra entraria em vigor.
Com Informações: O Diário