Plataforma atualiza categorias Black e Comfort com novos critérios para veículos e motoristas
A Uber anunciou mudanças nas categorias Black e Comfort para o próximo ano. As alterações afetam diretamente motoristas e passageiros em diferentes cidades brasileiras. A plataforma justifica as modificações pela constante evolução da indústria automotiva .
Na categoria UberX, de viagens mais baratas, os critérios variam conforme o município.
Novidades para categorias premium
Na categoria Uber Black, as modificações envolvem o ano mínimo de fabricação dos veículos. Cada cidade possui regras específicas, com anos de fabricação variando entre 2016 e 2018. Enquanto em São Paulo a Uber exige carros fabricados a partir de 2018, no Rio de Janeiro, por exemplo, o ano é 2016.
Confira os modelos que não serão aceitos na categoria Uber Black em 2024:
- Audi RS7
- Caoa Chery Tiggo 3x
- Citroën C4
- Citroën C5
- Ford Edge
- Ford Focus
- Ford Territory
- Honda CR-V
- JAC Motors T6
- Land Rover Freelander
- Lifan X60
- Mitsubishi Pajero TR4
- Peugeot 2008
- Peugeot 408
- Peugeot 508
- Renault Fluenc
- Toyota Corolla Fielder
- Toyota Hilux
- Suzuki Grand Vitara
- Suzuki Vitara
Os veículos ainda precisam manter características específicas, como ar-condicionado, quatro portas e cores pré-definidas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
Para atuar na categoria, os motoristas devem ter mais de 100 viagens realizadas em outras modalidades, exceto Uber Moto, Flash Moto e Uber Taxi. A média de avaliações dos usuários precisa ser de no mínimo 4,85 pontos para continuar operando.
Mudanças na categoria Comfort
Na modalidade Comfort, dois modelos serão descontinuados em 2025: Hyundai HB20 hatch e Renault Sandero. Outros veículos, como Chevrolet Cobalt e Renault Logan, terão aceitação condicionada ao ano de fabricação estabelecido por cada município.
Os motoristas da categoria Comfort precisam seguir requisitos específicos. Em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, a média de avaliações deve ser de 4,85. Para outras cidades, a nota mínima é 4,80.
Os veículos devem manter características como ar-condicionado, quatro portas e capacidade mínima de cinco lugares. A plataforma estabelece critérios para garantir padrão no serviço de transporte.
Com Informações: Ig