Caps AD Vita deve ampliar em 15% número de atendimentos com serviço 24 horas em Suzano
Foto: Divulgação Secop

Caps AD Vita deve ampliar em 15% número de atendimentos com serviço 24 horas em Suzano

Unidade passa a contar com 36 novos profissionais das áreas de Psiquiatria, Clínica Médica, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem para intensificar os acolhimentos à população

A Prefeitura de Suzano deu início neste sábado (22/06), após solenidade oficial realizada pela manhã, ao novo ciclo de atividades do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD Vita), localizado na rua Dr. Deodato Wertheimer, 33, na Vila Costa, que passa a funcionar 24 horas por dia e deverá garantir um aumento de até 15% no número de acolhimentos. A Rede de Atenção Psicossocial (Raps), setor da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelas atividades no equipamento, projeta uma oferta de 460 atendimentos mensais com a novidade, que representa 60 a mais do que era proporcionado até então.

Os serviços assistenciais serão realizados com a chegada de 36 novos profissionais das áreas de Psiquiatria, Clínica Médica, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem, além da equipe de apoio, que se somam aos 52 funcionários que já atuavam na unidade. Eles trabalharão em regime de plantão para contemplar o período noturno, os finais de semana e os feriados, de forma que os pacientes possam ser acolhidos com os cuidados relacionados à saúde mental de forma intensiva e ininterrupta.

A extensão do horário de atendimento, que antes era compreendido entre 7 e 17 horas, também está relacionada à revitalização proporcionada na unidade, que adequou os serviços prestados para acomodar oito leitos de hospitalidade noturna, voltados para a oferta de cuidados intensivos às pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas, que as impossibilitam de estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. A prefeitura promoveu os reparos necessários no equipamento, com serviços de pintura e aplicação de nova identidade visual, para receber os pacientes com mais conforto no período em que eles estiverem sendo atendidos.

O regime mais intensivo de tratamento é dedicado também ao acolhimento de pessoas com maior vulnerabilidade social, incluindo adolescentes acima de 16 anos, puérperas, gestantes, idosos, pessoas em situação de rua e indivíduos com risco de morte. O equipamento recebe pacientes egressos de internação clínica ou psiquiátrica ou por demanda espontânea, fornecendo suporte para os casos de dependência ou uso abusivo, que apresentam agressividade e prejuízos das relações familiares e de atividades laborais.

O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a ampliação do serviço no Caps AD é um reforço expressivo no trabalho relacionado ao setor de Saúde Mental. O vereador Pedro Ishi, em sua fala, destacou que deu início ao processo de transformação do serviço do Caps AD Vita em 24 horas quando ainda comandava a pasta. Ele, inclusive, fez questão de exaltar o trabalho das coordenadoras da Raps, Dulce Ramos e Carolina Jacob, e do gerente da unidade, Gilberto Tescaro, que culminaram neste que considerou um sonho realizado.

Já o presidente da Câmara de Suzano, o vereador Joaquim Rosa, destacou que a novidade foi um ganho considerável para o atendimento ao público que, muitas vezes, necessita do serviço à noite, nos fins de semana e nos feriados. Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi frisou que a implantação do Caps AD 24 horas se soma a outras conquistas para a cidade. O chefe do Executivo enalteceu que o maior ganho com o Caps AD Vita 24 horas, o primeiro existente entre as dez cidades do Alto Tietê, será o resgate da dignidade deste público.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade deste sábado a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; os secretários municipais Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Cintia Lira (Administração), Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete), Paulo Pavione (Comunicação Pública) e Sadao Sakai (Meio Ambiente); o diretor da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz; o superintendente do Instituto de Previdência do Município de Suzano (IPMS), Joel de Barros Bittencourt; e o responsável pelo trânsito na Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo.

Pela Câmara de Suzano, além de Joaquim Rosa e Pedro Ishi, ainda participaram os vereadores Artur Takayama; Denis Claudio da Silva; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; e André Marcos de Abreu, o Pacola.

Demais unidades

Além do Caps AD Vita, que atende no endereço citado e também pelo telefone (11) 4745-0563, a Raps é responsável por outros três Caps na cidade, para atendimento de pacientes com transtorno mental grave e agudo, prejuízo funcional, risco de auto ou heteroagressividade, comprometimento dos laços sociais, familiares, escolares ou acadêmicos e possibilidades laborais, e que necessitam de regime mais complexo de tratamento.

Para os adultos, são duas unidades de referência: o Caps Alumiar, que atende na rua Otávio Miguel da Silva, 187, no Jardim Imperador, das 7 às 17 horas, sendo que o telefone do espaço é o (11) 4741-2004 (11) 4748-8100; e o Caps Devir, localizado na rua Barão do Rio Branco, 315, na Vila Costa, que atende das 8 às 17 horas e pode ser contatado por meio do número (11) 4741-2718. Para crianças e adolescentes o acolhimento é feito pelo Caps Infantojuvenil Entrelaços, que fica na rua Anita Falcone, 170, na Vila São Francisco, ao passo que o telefone do local é o (11) 4744-6120. O atendimento dessa unidade também é das 8 às 17 horas.

Com Informações: Secop

Fechar Menu