Poá intensifica limpeza de córregos e rios para prevenção de enchentes

As ações, que contemplam os córregos Itaim, Tanquinho, Tucunduva, Campo Grande e Três Pontes, além do rio Guaió, em diferentes regiões da cidade, são executadas em parceria com o Governo de São Paulo

A Prefeitura de Poá está realizando uma força-tarefa de limpeza, desassoreamento e revitalização dos córregos do município, com foco na prevenção de enchentes, melhoria da vazão das águas e proteção ambiental.

As ações, que contemplam os córregos Itaim, Tanquinho, Tucunduva, Campo Grande e Três Pontes, além do rio Guaió, em diferentes regiões da cidade, são executadas em parceria com o Governo de São Paulo, por meio do Programa Rios Vivos, coordenado pela SP Águas.

De acordo com a administração municipal, atualmente, os serviços estão concentrados na limpeza mecanizada do Córrego Tucunduva.

Na região central, atrás da Praça de Eventos, os trabalhos já foram concluídos, e nesta semana as equipes realizam o desassoreamento no trecho que corta a Vila Áurea.

O Córrego Campo Grande, no trecho da Avenida João Peckny, no Jardim Nova Poá, já teve a limpeza concluída. Já o Córrego Três Pontes passou por serviços realizados em parceria com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, com as intervenções finalizadas.

Outras frentes importantes de trabalho ocorrem nos córregos Itaim e Tanquinho, atendidos pelo Programa Rios Vivos. No Córrego Itaim, no trecho da Vila Perracini, os serviços estão em andamento em uma extensão de 470 metros, com expectativa de retirada de aproximadamente 3,2 mil metros cúbicos de sedimentos, com conclusão prevista para fevereiro. Já no Córrego Tanquinho, na rua Tanque Verde, a intervenção abrangerá 195 metros, com remoção estimada de 1 mil metros cúbicos de material, com início previsto para o final de janeiro e prazo de execução de 30 dias.

Por fim, no rio Guaió, na divisa entre Poá e Suzano, está prevista a retirada de cerca de 4 mil metros cúbicos de sedimentos em um trecho de 860 metros, beneficiando diretamente os dois municípios. As obras devem começar em breve, com duração estimada de cinco meses.

“A limpeza dos córregos é uma prioridade da nossa gestão. Atuamos diretamente com nossas equipes e também fortalecemos parcerias, como o Programa Rios Vivos, que amplia nossa capacidade de intervenção. São ações fundamentais para prevenir enchentes e cuidar da cidade, especialmente em períodos de chuvas intensas”, disse o prefeito Saulo Souza.

Com Informações: Notícias de Mogi

Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.